Uma Semana Bem Craft

primeiros passos no bordado gingham, kit fofo para fazer a aula e mug rug para inspirar!

Otto Bistrot, espaço criativo, agradável e com quitutes deliciosos feitos pela chef Bia Goll.


Fechei a semana com uma aula de bordado sensacional com a querida Ju Padilha. Pela 3ª e -infelizmente - última vez, compareci a um encontrinho craft no Otto Bistrot. Digo última porque o Otto vai fechar, mas com certeza as aulas permanecerão em outro local.

O workshop da vez era de bordado gingham. Ele é feito a mão e num tecido quadriculado. Existem outros nomes, como bordado espanhol e chicken scratch. O importante é a facilidade na execução com resultado surpreendente, eu adorei!

Voltando um pouco na quarta feira fui visitar a Burda Expo, a primeira feira de corte e costura do país. E mais uma vez não me arrependi. Encontrei pessoas queridas, muitas delas só "vemos" pelas redes sociais, conheci outras, vi as novidades do setor, e é claro fiz minhas comprinhas.

tecidos de algodão bem fininhos para costurar roupas.

tricoline e tesoura lindona dourada no espaço Lu Gastal para minhas costuras.
Desta vez esta atrás de um tecido para fazer meu kimono. Assisti as aulas de kimono jaquets com a Lívia Costa na Eduk, e estava super ansiosa para fazer o meu. Antes de mais nada, tirei as minhas medidas e fiz a modelagem conforme as explicações. Com o tecido em mãos, cortei as peças e assim que fiz isso, percebi que algo estava errado. Alfinetei tudo e experimentei, e não me serviu! Estava super pequeno. Mas o que eu fiz de errado? Eu também erro, quero deixar bem claro aqui, e erro muito. Voltando, fui consultar o tecido, e só havia sobrado um pouco, não dava pra cortar outro kimono. Mais uma vez eu não usei um tecido baratinho pra testar e logo cortei no tecido do coração, aquele que comprei na Feira. Não façam isso! Sempre testem em um tecido mais simples. E agora? Sento e choro? Não, refiz a modelagem com as medidas que foram dadas de referência e equivalia ao tamanho M. Ao posicionar no tecido, como disse não daria para cortar tudo de novo, então decidi cortar somente as costas e "encaixei" com as partes da frente. Claro que não ficou certo, mas fiz o melhor que pude, e ajustei as curvas, cortei aqui, aparei ali e no final deu certo, ou foi o melhor que pude fazer naquele momento. Não façam isso em casa!


Agora com a cabeça mais tranquila, percebi que fiz uma conta errada que resultou num molde menor. Não foi culpa da professora, pois ela passou a fórmula certinha. Eu que tive uma semana muito atribulada, além da feira, tinha que finalizar um projeto de marcenaria, e outras pendências cotidianas.

Precisamos reconhecer a hora de parar e descansar. Nada de afobamento, como diria minha mãe baiana. Tem dias em que as coisas não dão certo. O ideal é deixar passar, e tentar em outra oportunidade.



  

Fiquei feliz com o resultado, apesar de todas as gambiarras, acho que ficou legal. Pra finalizar falta comprar uma franja que vai ajudar a "aumentar" a parte da frente, disfarçando a modelagem.

Quem nunca passou por isso?













Comentários

  1. Oi Andrea, boa tarde!
    Desculpa a ressuscitação do post de 01 ano atrás... ehehhe Queria mto tirar uma dúvida sobre o seu kimono! Qual tecido vc usou? Pensei em usar tricoline pois não sei ainda se dou conta de usar um tecido mais fino, ainda sou iniciante, mas não tenho certeza se dará um bom caimento... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naiani, tudo bom? Seja bem vinda!
      Não tem problema nenhum, o post é antigo mas os assuntos continuam atuais, não é mesmo?
      Usei um tecido de algodão bem fino, é mais fácil de costurar com certeza. Escolhe um que tenha caimento e não fique "duro", sabe? Quando você tiver mais experiência, acho legal usar uma viscose, porque fica mais fluido, mais leve...
      Me mostra o resultado, quero saber como ficou.
      Beijos e obrigada por sua visita!

      Excluir
  2. Pensei que vc daria o molde ou um esquema de modelagem sei la rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Andrey! Obrigada por sua visita. O post é apenas sobre as minhas experiências, cursos que faço, dou dicas de lugares interessantes. O molde deste curso não posso compartilhar por não ser meu, infelizmente. Mas a Eduk tem aulas grátis, basta acessar o site deles e se informar. Me desculpe se em algum momento passei a falsa ideia de passar o molde, não foi minha intenção. Seja bem vinda! Beijo

      Excluir

Postar um comentário